Combate à Gravidez na Adolescência é comemorado com teatro

Por Editoria em 19/9/2009

Para conscientizar a população no "Dia de Combate a Gravidez na Adolescência", comemorado no dia 26 de setembro, a Secretaria da Saúde de Guarujá realiza apresentação de teatro no próximo dia 24, às 14h30, nas dependências da Unidade da Saúde da Mulher (Avenida Marivaldo Fernandes, s/n - Vila Júlia).

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e o Teatro do Oprimido apresentarão uma peça com o tema "Gravidez na Adolescência", trazendo a marca registrada do grupo que reúne exercícios, jogos e técnicas teatrais elaboradas para interagir com os espectadores. A entrada para o evento é gratuita.A gravidez precoce está se tornando cada vez mais comum na sociedade atual e envolve muito mais do que problemas físicos, há também consequências emocionais e sociais.

A Unidade da Saúde da Mulher realiza durante todo o ano, junto com o Projeto Cardume de Guarujá, um mapeamento das adolescentes grávidas na Cidade, orientando para que estas possam realizar o seu pré-natal, além da prevenção de uma segunda gravidez precoce.De acordo com a enfermeira Paula Escudeiro, existe assistência para as jovens de Guarujá que resolvam procurar por ajuda. "Consultas com médicas e psicólogos são disponibilizadas para o melhor entendimento da paciente em relação ao assunto".

Para Paula, este trabalho de prevenção é importante. "Não é necessário dinheiro para ter um bom tratamento e ser feliz. É preciso somente um bom direcionamento junto a estas adolescentes para termos bons resultados", concluiu.

No ano passado, entre janeiro e dezembro, foram computados 17 casos de adolescentes de 10 a 14 anos de idade grávidas. Já entre na faixa etária entre 15 e 19 anos, o número chegou a 764 jovens..

Publicidade:

Notícias Relacionadas: